Simesp+

Publicações

Aposentadoria Médica

post-jornal-19-juridico

Quais cuidados o médico deve ter antes de pedir a aposentadoria?

Esse tipo de profissional normalmente exerce concomitantemente atividades na iniciativa privada e no serviço público e o pedido de aposentadoria deve ser feito com extrema atenção para que o médico não sofra perdas irreparáveis e permanentes em sua aposentadoria. Recomendamos, portanto, procurar um advogado especializado no assunto ou o departamento jurídico do Simesp.

Posso fazer o pedido de aposentadoria imediatamente após adquirir esse direito?

Sim. No entanto, apesar de já ter adquirido direito à aposentadoria, seja no RGPS (Regime Geral de Previdência Social) – operado pelo INSS – ou no RPPS (Regime Próprio de Previdência Social), é recomendável esperar um pouco mais para evitar prejuízos.

Por que vale a pena esperar?

Algumas vezes, se o médico adiar um pouco mais esse pedido, poderá ter direito a um benefício mais vantajoso. Pode existir a opção de se aplicar uma regra melhor, no caso do servidor público, ou simplesmente afastar o Fator Previdenciário no caso do segurado do RGPS/INSS ou até para que esse mesmo Fator, que em geral achata violentamente o valor dos benefícios, venha a produzir um efeito contrário, melhorando o valor da Renda Mensal Inicial. Outras vezes érecomendável fazer um pedido de Certidão por Tempo de Contribuição (CTC) antes de se aposentar, averbar, por exemplo, parte do tempo de contribuição do RGPS no RPPS, ainda que isso implique num adiamento da aposentadoria para garantir o melhor resultado possível na soma dos benefícios (ainda que não de imediato, mas isso não é tarefa fácil para o leigo e nem mesmo para os operadores do direito não familiarizados com o tema). Fazer um pedido de CTC é fácil, o difícil é saber exatamente quais consequências que isso terá. Portanto, o pedido só deve ser feito se o interessado souber quais são os efeitos e consequências que o pedido irá produzir. Consulte um especialista.

Dúvidas jurídicas?